Se você é um empreendedor ou profissional de contabilidade, sabe o quanto é importante armazenar suas NFe (Nota Fiscal Eletrônica) ou suas CTe (Conhecimento de Transporte Eletrônico). Mas armazenar não é a única coisa que deve ser feita. É preciso também gerenciar esse “caminhão” de arquivos que chegam todos os dias.
É aí que entram as métricas. Como saber quantos arquivos estou armazenando por mês? Como saber quantas notas meus fornecedores estão me enviando e quantas notas eu preciso correr atrás, porque não chegaram? Só depois de entender essas métricas, eu posso tomar ações que me façam economizar tempo e dinheiro.
Para facilitar o trabalho, é importante ter um software que apresente todas as notas armazenadas e que tenha um Dashboard das notas. Mas o que é um Dashboard? É uma tela onde podemos ver o resumo de tudo o que aconteceu. Alguns Dashboards mostram o resumo do ano anterior, outros do mês anterior. Aí fica ao gosto de cada um.
O importante é que com o Dashboard, posso executar ações rapidamente, sem ter que recorrer a uma busca gigante de notas, tendo que procurar uma a uma para só então tomar minha decisão.