Tenho visitado inúmeros controllers para saber como é o dia a dia deles. Números, papéis, arquivos eletrônicos e decisões estratégicas para uma empresa. Nada fácil, não é? A cada visita, me colocava no lugar deles. Organizar aquele mundo de informações para “mastigá-la” e ajudar os CFOs ou diretores financeiros a tomar as decisões que ele precisa me pareceu uma tarefa árdua. E de extrema inteligência.
Em muitos casos, vi que os controllers precisavam manualmente recolher muitas informações pelos vários cantos da empresa. Onde estão as notas fiscais eletrônicas enviadas pelos nosso fornecedores? Perguntava um. O analista fiscal respondia: estão nos nossos e-mails. Nossos e-mails? Pensei comigo mesmo. Mas deve ser uma atividade hercúlea ter que garimpar todos os e-mails procurando por arquivos XML de fornecedores. E era. Notei que os profissionais (ou deveria chamar heróis?) gastavam muitos minutos preciosos fazendo essa busca pelas notas fiscais eletrônicas.
Inúmeras perguntas pairavam sobre minha cabeça. Será que é possível diminuir esse tempo gasto procurando pelas notas? E se alguém apagar os e-mails sem querer? E se as notas estiverem em um HD externo e ele parar de funcionar? Será que eles têm backup dos arquivos? E se um fiscal aparecer e pedir as notas de muito tempo atras? E se o fornecedor não enviar as notas? Muitas perguntas… 🙁
O trabalho dos controllers precisa ser mais leve. Menos manual e mais automático. Com tantas decisões estratégicas que eles precisam ajudar a tomar, não podem gastar tempo com tarefas tão manuais como essa busca pelas notas.
Boa sorte aos controllers! Até a próxima!